Conheça a técnica que vai ajudar você a reter todo o conhecimento.
A decisão de se preparar para concursos exige uma grande dose de disciplina, uma vez que você vai estudar matérias que, muitas vezes, nunca imaginou ter de estudar.
Há disciplinas que exigem cálculo – em relação a elas, o que funciona é o combo “treino + repetição”.

Outras exigem a compreensão e memorização de informações. Para essas, há uma técnica que funciona muito bem – chama-se Método SQ3R, que é um acrônimo das seguintes palavras inglesas:
S – Survey (explorar/pesquisar)
Q – Question (questionar)
R – Read (ler)
R – Recite (recitar)
R – Review (revisar)

Por ser uma técnica de ESTUDO ATIVO, faz com que você RETENHA melhor as informações, facilitando a MEMORIZAÇÃO.
Você pode usar essa técnica para QUALQUER tipo de estudo que exija domínio de conceitos, pois é uma TÉCNICA DE LEITURA COM RETENÇÃO DE CONTEÚDO.
Ela consiste em:
Survey (Pesquisar): Faça uma leitura rápida do material. “Bater os olhos” mesmo. Observe títulos, subtítulos, introduções, conclusões e elementos gráficos como tabelas e figuras. O objetivo é trazer para seu cérebro a ideia do capítulo ou ponto que será estudado.
Question (Questionar): Como na primeira etapa você só “olhou” o material (texto, apostila, PDF), você ainda não está familiarizado com o conteúdo, por isso, formule perguntas baseadas nos assuntos do texto. Quanto mais perguntas, melhor, como “Sobre o que é este capítulo?” ou “Quais são os principais conceitos apresentados neste material?”. Esta etapa ajuda a direcionar a próxima, que é a leitura em si. Assim, por ter formulado as perguntas, a leitura será direcionada a buscar respostas. Assim, teremos uma leitura mais ATENTA.
Esses dois primeiros passos podem se sobrepor (no que estiver “passando os olhos, as perguntas sobre o texto podem surgir e você deve anotá-las).
Read (Ler): Leia ativamente o material para encontrar respostas às perguntas que você formulou. Esse é o momento de maior concentração – você deve identificar os principais pontos para a próxima etapa ser produtiva. O material deve ser lido aos poucos (você não vai conseguir fazer isso em um capítulo longo, por exemplo – defina previamente trechos ou número de páginas).
Recite (Recitar): Após a leitura, tente recapitular, com suas próprias palavras, os pontos principais sem olhar para o texto. Se for preciso, faça anotações (cartões, itens). Faça um esforço para recuperar as informações que você obteve no passo anterior. Caso não consiga lembrar, volte ao passo anterior: releia, feche o material e repita o passo “Recitar”. Assim, facilita a retenção da informação no cérebro. É um processo repetitivo, mas muito eficiente para a memorização.
Review (Revisar): Revise todo o conteúdo, focando nas partes que você teve mais dificuldade, para consolidar o aprendizado. Nesta fase, você vai observar se todos os pontos foram estudados, se algum tópico ficou de fora, qual o assunto em que você teve mais dificuldade. Nesse ponto, o caderno de erros dá muito certo – você vai anotando no caderno os pontos que errou para revisar a teoria. Também nesta etapa, você aproveita para registrar notas, produzir flash cards, elaborar mapas mentais.

Há uma reportagem sobre esse método na Exame – clique aqui para ler.
A vantagem desse método é que ele transforma a leitura passiva em um processo ativo e eficiente, melhorando significativamente a compreensão e a retenção de informações.

De qualquer modo, tenha consciência de que qualquer técnica pode ser boa ou ruim, a depender do perfil do estudante. Assim, você deverá observar quais as técnicas funcionam com você e para quais disciplinas cada técnica poderá ser aplicada.

Coloque em prática e depois venha me contar como foi!
Bons estudos.

